Espaços adequados para HOME OFFICE | Andreia Carvas

segunda-feira, agosto 10, 2020

Olá, amigos

Hoje venho falar sobre HOME OFFICE, minha realidade nesse período de quarentena.

Inspiração de ambiente estilo Boho via Etsy

Já faz cerca de 6 anos que trabalho em casa, via internet, mas o meu trabalho anterior era diferente, vendia produtos em plataformas de vendas online, para isso eu tinha um trabalho redobrado, porque fazia tudo isso sozinha, respondia aos clientes, atendia as chamadas telefônicas, anotava os pedidos, embalava os produtos e tinha que me dirigir até aos correios para que a entrega fosse feita o mais rápido possível, para a alegria dos clientes.

Era um trabalho corrido, mais ainda sim, um bom trabalho porque trabalhava em casa. 

O hábito de trabalhar em casa, é algo que me agrada muito, confesso que não gosto de cumprir os horários fielmente, falo do tipo de horário tradicionais que temos que cumprir quando estamos trabalhando para uma empresa. 

Gosto da autonomia de trabalhar até mais tarde quando quero e acordar um pouco mais tarde ou vice-versa, algumas pessoas chamam isso de falta de compromisso, mas não vejo dessa forma. 

Meu corpo ele responde diferente, sou uma pessoa mais noturna, então trabalhar até mais tarde é mais satisfatório e produtivo para mim, possa ser que para você não seja. O bom do trabalho home office  é que você tem tempo para saber como você funciona e como você acha que é melhor para você, uma maneira de você se descobrir e respeitar seu limite.

CUMPRIR SUAS TAREFAS É MUITO IMPORTANTE! 

Estou trabalhando bastante ultimamente em cumprir o conofgrama que tenho feito, a genda não faz parte da minha vida, eu sempre as compro anualmente, mais não a uso como sua devida função. 

Sendo uma pessoa que não se pregrama regularmente, sei falar muito bem de como o fato de você não se programa pode atrapalhar seus compromissos. Já sofri muito com isso, por ter essa dificuldade em me organizar e anotar as tarefas diárias, posso dizer que a memoria não é a melhor maneira de levar uma vida de compromissos e tarefas cumpridas. 

Para criar o hábito de me organizar eu tentei agendar e organizar todas as minhas tarefas que precisei fazer por uma semana, apenas uma semana:  "uma tacada de cada vez e nada mais".

Então pensei, se eu conseguir fazer, tudo certo durante uma semana me organizo para a próxima e isso tem dado certo ( falhei um dia), mas fui muito mais produtiva que das outras vezes.

Então minha dica é: tenha uma agenda, ela vai ser ultil mesmo que você não a use em sua totalidade, tenha horarios e tente cumpri-los.

ESTABELEÇA UM LOCAL APROPRIADO PARA VOCÊ CHAMAR DE ESCRITÓRIO

Por experiência própria é muito importante você ter um local de trabalho, o desafio do home office está em diferenciar o trabalho do lazer ou descanso.

Quando trabalhamos em casa, o desafio é você entender que está trabalhando e que tem que ter uma certa disciplina mesmo que você tenha um ambiente muito familiar e de fácil acesso para fazer o que quiser, não confundir sua casa e a mordomia com o trabalho é uma tarefa a ser cumprida ou por outro lado, trabalhar em excesso por ter conciência de que está em casa, vou falar sobre esse dois pontos, pois já vivenciei essas duas fases até encontrar um equilibrio. 

Mais qual o lugar adequeado para se trabalhar? Bom, essa pergunta é muito singular, vai depender de pessoa para pessoa. 

Assim que eu comecei a trabalhar em casa a 6 anos atrás eu estabeleci meu escritorio em um pequeno comodo que ficava no fundo do quintal da minha casa, eu escolhi lá porque sentia que poderia ter mais controle, sobre cumprir as tarefas diárias, assim eu saberia distinguir que, todas vez que eu estivesse naquele ambiente, eu tinha que está focada e levar a sério o que eu estava fazendo, trabalhando em mim a auto disciplina, com você pode ser diferente. 

Uma coisa que eu sempre fiz foi estabeler o home office em um ambiente que não ficasse dentro do meu quarto, para não correr o risco de querer trabalhar em cima da cama (consigo fazer isso sem culpa hahah).

Atualmente por falta de espaço adequado, estabeleci meu escritório dentro do quarto. Hoje não é mais um problema porque já tenho a disciplina de saber como devo trabalhar. 

Como o quarto é pequeno, eu tenho somente o necessário para fazer as coisas funcionarem corretamente, no caso: uma mesa adequada para computador, laptop, cadeira de escritório, cadernos e canetas, nada além disso vai ser util para mim. 

Embora o espaço seja pequeno é muito importante que você adeque seu espaço para trabalho, para que não tenha problemas no futuros em relação a ergonomia. 

Você tem que pensar em maneira de deixar o ambiente o mais proximo de escritório, você precisa recriar os aspectos de um escritorio, com uma mesa, acesso a iluminação natural e uma cadeira confortável, como falei a minha é propria para escritório, vale a pena o investimento. 

Nesse site você pode ver algumas sugestões de móveis para escritório, assim você tem onde se inspirar.

APROVEITE OS BENEFÍCIOS DO HOME OFFICE, MAS NÃO ABUSE DELES

O que listei anteriormente como um possivél problema, agora abordo como um beneficio, isso se você tiver a disciplina para fazê-lo corretamente. 

Ser produtivo é de extrema importância, mas seu bem estar e saúde mental também deve ser levado em consideração. Aprenda a se tornar mais saudável, feliz e produtivo atraves do home office.

Escolha uma playlist que te incentive a trabalhar focada (o), tire um cochilo de 15 minutos depois do almoço, isso te permitirá voltar mais descansado e produtivo, e sabe aquele tempo que você gastaria dentro do transporte? Aproveite esse tempo para preparar uma refeição mais sadável. Permita-se viver melhor e aproveite os beneficios ao seu favor, encontre um momento para os exercicios físicos. 

SEPARE A VIDA PROFISSIONAL DA VIDA PESSOAL

Os escritórios tradicionais costumam ter regras, da mesma maneira você precisa estabelecer alguns principios em seu home office. Crie normas e separe tudo que está relacionado ao seu trabalho da sua vida pessoal, para que você possa ter uma rotina específicas e diferentes em ambas atuações. 

Se você trabalha de pijama no sofá ou até mesmo na cama vai ter dificuldades em distiguir o seu horários de trabalho e hórario de descanso, ficando com a sensação de cansaço  permanente. 

Quanto mais definido for seus hórarios de trabalho, melhor será as chances de você aproveitar o máximo de cada período do seu dia.

Como você está defindo os seus horários de trabalho, tem alguma dica para compartilhar? Deixe aqui nos comentários. 


Com amor, Andreia Carvas 





  • Share:

You Might Also Like

0 comentários